sábado, 3 de novembro de 2012

Iluminação pode criar diferentes ambientes na sala de jantar e estar


Uma iluminação bem definida é capaz de gerar uma aclimatação para diversas situações: jantar a dois, coquetel para amigos, festa, assistir televisão. Com os sistemas de automação residencial, a escolha dos cenários é ainda mais fácil, pois se pode programar as situações, escolhendo que lâmpadas serão acionadas, e obter a ambientação ideal ao toque de um botão.
Sala de jantar e estar
Para a sala de estar, a sugestão é usar iluminação cênica. O uso de lâmpadas direcionadas a objetos específicos, valorizando-os e transformando o espaço, de certa forma, em um cenário. É como no teatro ou em um show: a luz é apontada para o artista para que ele seja o centro das atenções.
Para ter esse efeito o ideal é utilizar lâmpadas com aparência de cor amarelada. A iluminação focada, obtida com lâmpadas refletoras (como as dicróicas), é mais sofisticada, mas deve ser usada como cautela já que pode causar uma sensação de ofuscamento, dependendo da posição em que seja colocada. Elas também devem ser bem distribuídas porque não distribuem a luz pelo ambiente. A melhor opção é utilizar uma iluminação mais difusa, com luminárias suspensas.
Outra forma de trabalhar a setorização dos ambientes a partir das luzes é “brincar” com o claro e o escuro. O olho percebe a delimitação de espaços a partir do contraste, da comparação. Assim, uma área bem luminosa fica visualmente separada de uma com iluminação mais suave.
Além da questão estética, o pendente é ideal para a área de jantar por oferecer uma luz apropriada para ocasiões como uma comemoração com convidados ou uma noite romântica. Perceba que o equilíbrio entre os ambientes se dá na proporção entre o pendente poderoso e os spots discretos.
Fonte: PenseImóveis / Foto: Divulgação

0 comentários

Postar um comentário