Carlos Roberto Pupin (PP) foi eleito prefeito de Maringá neste domingo (28), com 104.482 votos (53% dos votos válidos). Enio Verri (PT) teve 92.646 votos (47% do total).
Pupin tem 57 anos, é pecuarista, advogado e natural de Jandaia do Sul. Ele atualmente é vice do prefeito Silvio Barros (PP), que está no segundo mandato.
Entretanto, Pupin ainda precisa aguardar uma decisão do Tribual Superior Eleitoral (TSE), em relação à sua candidatura, que foi impugnada. Caso o TSE decida pelo indeferimento, Verri será declarado vencedor. A decisão deve sair até meados de dezembro e pode haver recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).
Pupin creditou a vitória ao esforço de todos que participaram da campanha, agradeceu o empenho do prefeito Silvio Barros e pediu o apoio de Enio Verri. "Quero contar com o apoio do Enio na Assembleia Legislativa do Paraná, que ele seja um parceiro para o desenvolvimento de Maringá." O prefeito eleito disse que, primeiro, vai descansar e só depois pensar na formação do novo secretariado.
Campanha
Pupin venceu no primeiro turno com 42,36% dos votos válidos, com uma boa dose de emoção ainda durante a apuração, já que os números iniciais divulgados pelo TRE não traziam a contagem dos votos do candidato do PP. Verri fez 35,02% dos votos válidos na ocasião. Todos candidatos excluídos no primeiro turno apoiaram Pupin, com exceção de Débora Paiva (Psol). Pupin recebeu ainda o apoio do governador Beto Richa (PSDB).
Biografia
Roberto Pupin é filho de pioneiros no plantio de soja da região. Estudou no Gastão Vidigal, foi nadador do Clube Olímpico e atleta do Marista. Estudou na Universidade Estadual de Maringá.
Pupin é casado com Luiza, com quem teve dois filhos, Melody e Caio. "É o alicerce da minha vida", ele costuma dizer.
0 comentários
Postar um comentário