As peças podem ser feitas de forma artesanal e exclusiva, com combinações de estampas e cores
Os azulejos e as cerâmicas estão deixando de compor as decorações simples e neutras dos banheiros e migrando para decorar toda a casa com cores e estampas. As peças podem ser feitas de forma artesanal e exclusiva, com combinações de desenhos e tons. Independente do espaço onde são utilizadas, as cerâmicas artesanais se tornam verdadeiras peças de decoração.
Segundo a arquiteta Flávia Duailibe, as cerâmicas, além de serem exclusivas, dão um charme a mais para o ambiente. “A artesã faz peça por peça. Escolhemos os desenhos, as cores e o material”, diz.
A artesã Rosana Cardoso, dona da loja Art Decora, possui grande variedade de estampas para as peças no mostruário da loja. “A
pesar de termos bastante opção, o cliente pode levar o desenho que preferir e ser cerâmicas exclusivas. Os arquitetos e decoradores estão vindo cada vez mais atrás de peças únicas e trabalhadas para montar ambientes diferenciados”, conta.
“A opção do ladrilho hidráulico tem o custo mais alto porque além da pintura, a produção do material também é artesanal. Essas peças possuem um colorido fosco diferente dos azulejos e são mais resistentes”, destaca a artesã. Segundo ela, as cerâmicas e ladrilhos hidráulicos são mais recomendáveis para serem colocados no chão por resistirem aos impactos, já os azulejos podem decorar as paredes.
De acordo com a arquiteta Flávia Duailibe, outro ponto a ser considerado é a combinação certa das cerâmicas com o ambiente. “É possível misturar cores, estampas e estilos, mas deve haver harmonia entre os elementos”, alerta. Se as cerâmicas forem colocadas no chão uma dica é combiná-las com pisos mais homogêneos e neutros. “Madeiras ou pedras claras são boas opções para combinar com as peças coloridas”, sugere.
Fonte: Lugar Certo / Foto: Divulgação/Ramar Costa
0 comentários
Postar um comentário