terça-feira, 27 de agosto de 2013

Saiba mais sobre o Stell Frame.

Os sistemas steel frame e wood frame, muito utilizados no exterior, chegam ainda de forma tímida às cidades brasileiras, em especial do interior. O trabalho consiste em utilizar estruturas de aço ou de madeira para formar o "esqueleto" da construção, e o fechamento é feito com placas de gesso acartonado ou placas cimentícias ¿ o que dá à obra o status de sustentável, por poluir menos e ser mais ágil. "A maior vantagem é a rapidez de execução, só que aqui ainda temos alguns problemas para utilizar esse tipo de sistema. É preciso ter mão de obra específica e ainda não temos", observa a diretora da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (Aeam), Keila Uezi.
A mão de obra para construções desse tipo é escassa, mas tem de ser especializada por tratar-se de uma modalidade a seco, dispensando a visão típica da obra de carriolas e argamassa pelo chão, pilhas de tijolos, areia e caçambas de entulho. O sistema construtivo recebe o nome oficial de "light steel framing", que designa a estruturação do sistema, feito com aço galvanizado, mais "leve".
Comum nos Estados Unidos, por exemplo, o sistema foi desenvolvido em terras americanas para corresponder à alta demanda de construções de forma prática e rápida ¿ antigamente feito mais com madeira, atualmente substituída pelas placas de aço. No Brasil a prática, antes usada mais em construções de galpões, há dez anos vem ganhando espaço na construção civil de forma geral.

0 comentários

Postar um comentário