O Programa morar melhor minha casa minha vida, é o novo programa da Caixa que está fazendo o maior sucesso. Se este é o seu maior sonho, possuir uma casa onde possa estar morando bem melhor com toda a sua família, a hora é agora de estar aproveitando esta oportunidade.
Este programa está sendo mantido pela OGU (Orçamento Geral da União) onde o principal objetivo é promover todas as condições de habilitação e também de infraestrutura urbana, assim poder estar ampliando toda a cobertura de serviços tanto ambiental quanto de saneamento básico.
Dois milhões de casas para os brasileiros
Tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Em geral, o Programa acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos. Na primeira fase foram contratadas mais de 1 milhão de moradias. Após esse sucesso, o Programa Minha Casa Minha Vida pretende construir na segunda fase, 2 milhões de casas e apartamentos até 2014.
Se você tem renda bruta de até R$ 5.000,00, o Programa oferece algumas facilidades, como, por exemplo, descontos, subsídios e redução do valor de seguros habitacionais.
Mais renda para os trabalhadores e desenvolvimento para o Brasil. Onde tem habitação, tem CAIXA.
Habitação Urbana
Habitação Rural
Depois os recursos são depositados em conta específica, onde será aberta em uma das agências da Caixa, assim pode estar tendo toda a movimentação dos valores relativos, lembrando que é com um contrato assinado, se você deseja ter mais informações deste programa, não deixe de esta acessando site da Caixa (aqui).
Como funciona:
- União aloca recursos por área do território nacional com base no déficit habitacional no Brasil 2000 – Fundação João Pinheiro/Mcidades, contagem populacional 2008 – IBGE;
- Estados e municípios realizam, gratuitamente, o cadastramento das famílias, enquadram nos critérios de priorização definidos para o programa e indicam as famílias à CAIXA para validação utilizando as informações do Cadastro Único – CADÚNICO e outros cadastros;
- Construtoras apresentam projetos às Superintendências Regionais da CAIXA, podendo fazê-los em parceria com estados e municípios;
- Após análise simplificada, a CAIXA contrata a operação, acompanha a execução da obra pela construtora, libera recursos conforme cronograma e, concluído o empreendimento, contrata o parcelamento com as famílias selecionadas.
Critérios para priorização de projetos
- Estados e municípios que oferecerem maior contrapartida do setor público local, na forma prevista a seguir:
- promover ações que facilitem a execução de projetos, na forma disposta no art. 4º do Decreto nº. 7.499, de 16 de junho de 2011;
- estender sua participação no Programa, sob a forma de aportes financeiros, bens ou
- serviços economicamente mensuráveis, necessários à realização das obras e serviços do empreendimento;
- menor valor de aquisição das unidades habitacionais;
- existência prévia de infraestrutura (água, esgoto e energia);
- existência prévia de equipamentos sociais, compatíveis com a demanda do projeto;
- implantação pelos municípios dos instrumentos da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, voltados ao controle da retenção das áreas urbanas em ociosidade;
- implantados em municípios integrantes de territórios da cidadania, nos casos de municípios com população entre 20 e 100 mil habitantes.
Condições para contratação
- Aquisição de empreendimentos na planta com especificações e custos definidos;
- Empresa com análise de risco de crédito aprovada/vigente na CAIXA , há menos de 12 meses, e Valor Potencial de Contratação – VPC válido e suficiente para o pleito (custo da obra e custos não incidentes sob responsabilidade do construtor);
- Pagamento à vista do terreno ao vendedor;
- Liberação de recursos mediante execução das etapas da obra;
- Concluído o empreendimento, as unidades habitacionais são alienadas aos beneficiários finais;
- Sem seguro de término de obra;
- Exigência de contratação do seguro de risco de engenharia;
- Desoneração do Regime Especial de Tributação – RET pelo Governo Federal e dos impostos municipais e estaduais, a critério dos municípios e estados.
Dúvidas mais freqüentes sobre o VPC
Para mais informações, consulte a cartilha completa: Cartilha completa do Minha Casa Minha Vida ou acesse o site da Caixa Econômica Federal.
0 comentários
Postar um comentário