quarta-feira, 23 de maio de 2012

Forro de PVC tem baixo custo

Variações de tons e modelos, acabamentos laminados com aspecto muito próximos de madeira, têm feito com que o forro de PVC passe a ocupar espaços em residências que antes eram exclusivos de outros tipos de forros, considerados mais nobres, como o gesso, por exemplo.

Notícias Relacionadas

O custo mais baixo é outra vantagem competitiva do produto. É o que afirma o arquiteto Marcos Kenji Fujisawa. A rapidez com que é feita a instalação também merece destaque. "Quem não quer trabalhar com lage e opta por utilizar o forro de PVC, ganha no custo da obra, que será mais baixo. Além de ter o forro pronto em um prazo bem mais rápido do que o de um forro de madeira, por exemplo", declara.
Rafael Silva

Mais indústrias passaram a fabricar o produto. Com a concorrência novos modelos chegaram ao mercado
É justamente aqui que o uso de forros de PVC cresce. De acordo com Eduardo Ferreira da Silva, que trabalha com a venda de forros e divisórias, o forro de PVC com aspecto de madeira é uma boa opção para baixar custo, além de ter um visual muito perto da madeira natural.

"Como aumentou o número de empresas fabricantes de forros de PVC, a concorrência faz com que esse tipo de protudo ganhe uma gama maior de modelos. Um deles é o laminado que tem cor e a textura bem próximos da madeira, mas com a vantagem de ser muito mais barato", explica.
O uso do PVC que imita madeira é recomendado para ambientes que ficam expostos à chuva e à umidade. Segundo a arquiteta Adriana Lima, "locais onde não existe maneira de evitar umidade, como saúnas, por exemplo, o uso do PVC é mais indicado. O forro de madeira pode estragar mais facilmente, enquanto o PVC é muito mais resistente", diz.


Externo ou interno?

Por causa da resistência, o forro de PVC é usado em larga escala em áreas externas de edificações, como postos de combustíveis e escolas, mas o uso interno pode ser um recurso do projeto, desde que observadas algumas restrições.

"Esse forro é bem versátil, tendo uso maior em ambientes comerciais, mas nas residências onde se optam por custo mais acessível, o uso do PVC pode ser feito na forração de toda a casa", declara Marcos Kenji.

A ressalva dos arquitetos é em relação ao uso do forro de PVC em ambientes mais decorados. "O PVC não é tão viável na decoração. A própria característica mais firme impede o uso do produto em uma série de acabamentos", explica Adriana.

Nos projetos dela, a arquiteta prefere aproveitar o forro de PVC nas áreas externas da residência, nos beirais e nas partes que ficam mais expostas, como por exemplo os ambientes de churrasqueiras.

"Mesmo que o PVC tenha várias espessuras que se adequam de acordo com cada projeto, o uso como acabamento decorativo nas residências não é tão versátil, quanto outros tipos de forro. O PVC tem uma montagem mais retilínea, o que pode não ser ideal para alguns ambientes com decoração mais sofisticada", explica Eduardo Ferreira da Silva.

Para o arquiteto Marcos Kenji, o formato do forro PVC acaba tendo algumas limitações no uso residencial, mas isso pode ser adaptado de acordo com o projeto. "O formato do PVC é um só, por isso, dificilmente você consegue muitos acabamentos.

Geralmente, o uso em projetos residenciais é feito em áreas de sótão, porque esse material tem uma característica térmica interessante. Mas quem procura um visual bonito com baixo custo pode utilizar o PVC em toda a residência", frisa.

Fonte: http://maringa.odiario.com/imoveis/noticia/570424/forro-de-pvc-tem-baixo-custo/

0 comentários

Postar um comentário