quarta-feira, 23 de maio de 2012

Evite contratempo na hora de comprar um usado

Adriana Santos

O tão sonhado lar doce lar nunca esteve tão próximo de se tornar realidade na vida de muita gente. Apesar das facilidades para se conseguir financiamento habitacional, não é todo mundo que consegue comprar uma residência ‘novinha em folha’. Aí, o jeito é procurar por um imóvel usado.

As construções mais antigas têm certas vantagens, como por exemplo, o espaço e a localização, dependendo da área, afirma o corretor de imóveis Wilson de Assis Teixeira. Ele, no entanto, faz um alerta. "É preciso ter cautela antes da compra", diz. "Checar as reais condições do bem ajuda a evitar dores de cabeça e um negócio mal feito para o futuro proprietário", orienta.

Segundo Teixeira, pedir uma cópia da matrícula do imóvel no cartório onde o registro foi feito, para verificar se não tem pendências, é uma dica importante antes de fechar o negócio. "Eu diria que conhecer o histórico legal do imóvel, assim como da imobiliária que representa o negócio, é o primeiro passo para o interessado em comprar um usado", diz.
Rafael Silva

Na vistoria, deve-se verificar vazamentos, rachaduras e a fiação elétrica
De acordo com o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, é importante certificar-se de que o corretor está registrado no Conselho Regional dos Corretos de Imóveis (Creci).

O Instituto recomenda ainda que, o consumidor solicite alguns documentos, como a certidão negativa de ações cíveis, fiscais e criminais junto à Justiça Comum e Federal, tanto da imobiliária como do proprietário. Mesmo que a busca por esses documentos atrase um pouco o fechamento do negócio, certamente evitará prejuízos. Tudo isso pode ser abreviado também, caso o comprador opte por imobiliárias conceituadas ou mesmo indicada por amigos e parentes.

O corretor também orienta quanto a importância de se vistoriar o imóvel de forma minuciosa, como conferir a extensão de área útil e total, para que o comprador tenha a certeza de que condiz com o projeto original.

"Uma vistoria bem feita também ajuda a detectar problemas com rachadura, de encanamento, vazamento e fiação, que são comuns em imóveis antigos", ressalta Teixeira. Verificar as questões de segurança, como a iluminação da rua e a visão geral da casa, são detalhes importantes, e que podem fazer diferença na hora da compra.

Se o bem for um apartamento, vale ficar atento ao barulho do local. Neste caso, abrir todas as janelas dá uma dimensão de acústica e também de visual. O objetivo, com isso, é avaliar bem a vista sob diversos ângulos e se há poluição sonora nos arredores do imóvel.
Outra recomendação feita pelo corretor é sobre a redondeza. Antes de tomar a decisão final, converse com os vizinhos, que já moram no bairro há anos, para tirar eventuais dúvidas sobre segurança, facilidades, problemas, entre outros.


Contrato

Na hora de assinar o contrato, verifique se o documento está claro, bem redigido e com as cláusulas sobre o direito do consumidor destacadas. Em caso de dúvida, pergunte. Nunca assine sem entender perfeitamente todo o documento.

No caso de financiamento, vale seguir algumas dicas: verifique antecipadamente se há linhas de financiamento abertas (SFH, Carteira Hipotecária, SFI); estabeleça cláusula de rescisão do contrato, fixando prazo e valor a ser restituído com relação às quantias eventualmente antecipadas, caso não seja obtida a liberação de financiamento; informe-se sobre a composição da renda familiar, pois cada agente financeiro tem regras próprias quanto ao número de pessoas que integrarão a renda, grau de parentesco, percentual do comprometimento da renda, entre outros.

"Cercando-se de todos os cuidados, e estando tudo dentro dos conformes, impossível não bater o martelo para ter a casa própria", finaliza o corretor.

Fonte: http://maringa.odiario.com/imoveis/noticia/568607/evite-contratempo-na-hora-de-comprar-um-usado/ 

0 comentários

Postar um comentário