terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Menos madeira, aço e gasto na construção

Em empreendimento no Loteamento Sumaré, alvenaria estrutural é o sistema construtivo escolhido

O sistema construtivo de alvenaria estrutural vem se popularizando em Maringá e região. Com o avanço da tecnologia, da qualidade e da certificação dos blocos, a crença de que só seria possível utilizar esse sistema em pequenos empreendimentos ficou para trás.
Segundo o engenheiro civil Carlos Ferreto, gerente de uma fábrica de materiais de construção, os quatro maiores prédios feitos em alvenaria estrutural com bloco de concreto do Sul do Brasil estão sendo construídos em Londrina.
Exemplos de sucesso desse tipo de construção são os shoppings Catuaí de Londrina e de Maringá, indica ele. O engenheiro explica que, na alvenaria estrutural, a parede construída com blocos de concreto desempenha as funções de estrutura e de fechamento.
Essa solução elimina a necessidade de pilares e vigas, o que otimiza os espaços internos, fato que pode ser visualizado em uma visita aos shoppings.
No entanto, a grande vantagem desse sistema construtivo é a dispensa quase que 100% da madeira para se fazer caixarias, além da diminuição do uso de aço na obra e também do melhor aproveitamento de reboco, o que, na opinião de Ferreto, torna a obra mais sustentável.
O engenheiro civil Miguel Fujinami, que atua na construção de grandes empreendimentos em Maringá, reconhece como grande benefício a economia desses materiais, o que significa na prática a redução do custo da obra.
Redução de custos
Segundo o tecnólogo em construção civil Paulo Rogério Laureanti, técnico da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o sistema de alvenaria estrutural pode render a redução de até 35% nos custos da obra.
"Depende de muitos fatores para se conseguir economizar, desde um bom projeto, mão de obra treinada e a utilização de um bom bloco, que tenha certificação. Assim, no custo final da obra é possível obter economia entre 15% e 35%, utilizando o sistema de alvenaria estrutural", afirma Laureanti. Ele diz que hoje é possível construir desde muros, casas, sobrados e até prédios com até 20 pavimentos.
Minha Casa, Minha Vida
O engenheiro civil Carlos Ferreto explica que a alvenaria estrutural com bloco de concreto se encaixa muito bem na construção de imóveis residenciais, nos projetos em que há repetição de unidades.
"É um processo construtivo que busca racionalidade, desempenho e velocidade. Com isso, consegue-se fazer o maior número de imóveis com o menor custo".
Em função disso, muitas construtoras hoje estão conseguindo conciliar qualidade e preço em empreendimentos que se encaixam nas regras do programa federal de habitação.
"O Minha Casa, Minha Vida é o grande filão deste segmento. O método se encaixa muito bem em obras residenciais com três ou quatro andares e em imóveis não muito grandes", finaliza.
Capitação
A Sanen e a ABCP promoverá curso de capacitação de mão de obra para assentamento de blocos estruturais em Maringá. Mas, pelo grande interesse dos profissionais, as vagas já estão preenchidas. Fique atento para agendamento de possíveis novos cursos de capacitação. Sanen Maringá: (44) 3246 3544.

0 comentários

Postar um comentário