Spazio Montello

Possui apartamentos de 2 dormitórios, na Zona Seis, com área de lazer para você que gosta de diversão ou tranquilidade. Um lançamento para quem exige qualidade!

Spazio Mirante dos Maias

More próximo do Teatro Calil Haddad, Shopping Catuaí, Hospital Paraná e outros pontos comerciais.

Vivace Residence Club

Curabitur et lectus vitae purus tincidunt laoreet sit amet ac ipsum. Proin tincidunt mattis nisi a scelerisque. Aliquam placerat dapibus eros non ullamcorper. Integer interdum ullamcorper venenatis. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

Featured 4

Curabitur et lectus vitae purus tincidunt laoreet sit amet ac ipsum. Proin tincidunt mattis nisi a scelerisque. Aliquam placerat dapibus eros non ullamcorper. Integer interdum ullamcorper venenatis. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

Featured 5

Curabitur et lectus vitae purus tincidunt laoreet sit amet ac ipsum. Proin tincidunt mattis nisi a scelerisque. Aliquam placerat dapibus eros non ullamcorper. Integer interdum ullamcorper venenatis. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Programa Minha Casa Minha Vida - Maringá PR

Tenho apartamentos que encaixam no programa minha casa minha vida em Maringá.
Spazio Mirante do Maias
Spazio Montello
Spazio Maceratti
Spazio Merlot
Spazio Muscat
Spazio Minessotta
Fale comigo:
(44)9940-4345 Tim
 (44)9112-2282 - Vivo

Estou esperando a sua ligação.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Sobrado Geminado | Venda Jd Pinheiros R$ 240.000,00

Cômodos
3 Dormitório(s), sendo:
Suíte Simples; (2) Quarto;

2 Ambiente(s), sendo:
Sala de Jantar; Sala de TV;

2 Serviço(s), sendo:
Cozinha; Área de Serviço;

2 BWC(s), sendo:
BWC Suíte Simples; BWC Social;
ÓTIMO SOBRADO LOCALIZADO EM BAIRRO DE ÓTIMAS RESIDÊNCIAS.
LIGUE E AGENDE UMA VISITA PELOS FONES:


44-9940-4345
OSEIAS PEREIRA


Áreas
ConstruídaTotalTerreno
138,00 m² 138,00 m² 150,00 m²









quarta-feira, 23 de maio de 2012

Princesa do Vale: A grande oportunidade que você estava esperando




São apartamentos de 2 dormitórios, salas de estar e jantar, banheiro social e área de serviço e todos com vaga de garagem, em um projeto com tudo aquilo que você estava procurando, ou seja, a segurança de um condomínio fechado com portaria 24 horas e muito lazer para reunir os amigos. A MRV também disponibiliza o Exclusivittá, serviço criado para que você dê o seu toque de bom gosto ao acabamento.
Aqui você ainda tem uma excelente localização, em uma região que cresce e se valoriza, com uma infraestrutura fantástica.Uma ampla área comercial com ótimas opções de comércio, espaços de entretenimento, farmácias, escolas, hospitais e importantes vias de acesso. São muitos os pontos de referência próximos, entre eles, o Banco HSBC e o Café Pindense, além de diversas vias de acesso como a Avenida Ns. do Bom Sucesso e a Rua Japão.
Além de tudo isso você conta com os subsídios de até R$ 17.000,00 do Programa Minha Casa, Minha Vida para acelerar o seu sonho.

Fonte: http://mrvengenharia.wordpress.com/2012/05/10/princesa-do-vale-a-grande-oportunidade-que-voce-estava-esperando/

MRV no Esporte: Todos nós na torcida com o Bruno Senna

Bruno Senna se prepara para o GP de Barcelona, acreditamos no pódio de Bruno e você, está na torcida também?

MRV no Pódio da Fórmula 1

Ontem, o venezuelano Pastor Maldonado da Williams conquistou uma brilhante vitória no GP da Espanha, quinta etapa do campeonato, após vencer um intenso duelo na pista contra o bicampeão Fernando Alonso. A MRV Engenharia parabeniza Pastor Maldonado e Equipe Williams!
O resultado mantém o equilíbrio da temporada da F1. Agora são cinco etapas disputadas no ano e cinco vencedores diferentes de cinco equipes distintas. Antes, o inglês Jenson Button, da McLaren, havia ganhado na Austrália; Alonso, da Ferrari, na Malásia; o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, na China; e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, no Bahrein.
A próxima parada do calendário será em Mônaco, em 27 de maio. E você, o que achou desta vitória?

Fonte: http://mrvengenharia.wordpress.com/2012/05/14/mrv-no-podio-da-formula-1/ 

Mudei pro meu MRV: Fortune Residence Club


São apartamentos de 2 e 3 quartos com suíte, sala para dois ambientes, duas vagas de garagem e opção por cobertura. Esse projeto foi criado para dar qualidade de vida aos moradores, em ambientes amplos, funcionais e aconchegantes. Os moradores poderão se divertir em qualquer momento na área de lazer que possui quadra de vôlei de praia, quadra poliesportiva, piscina, salão de festas, salão de jogos, espaço fitness, espaço kids, lan house, churrasqueira, espaço gourmet, garage band e sala de massagem.
Sua localização no bairro Água Fria possui uma das mais completas infraestruturas comerciais da cidade, além do excelente acesso e segurança. Essa região também é conhecida pela sua valorização constante, tornando-se um excelente local para investimentos.
Os proprietários já garantiram uma valorização dos seus imóveis de 80%, desde seu lançamento em 2008.
Saiba mais sobre o Fortune Residence Club aqui, e para conhecer outros empreendimentos entregues acesse o site Mudei pro meu MRV.
MRV Fortune Quadra Gramada Fortaleza

MRVnoEsporte informa: Atlético lança nova linha de uniformes para a temporada 2012

O Atlético lançou ontem, dia 15 de maio sua nova coleção de uniformes. As novas camisas evidenciam as marcas dos patrocinadores, como a MRV Engenharia.
Confira a matéria completa do Superesportes, divulgada ontem, 15/05/2012
“Atlético lançou a sua nova coleção de uniformes para a temporada 2012 nesta terça-feira, em evento realizado no Automóvel Clube de Belo Horizonte. O Galo, mascote do clube, é a maior inspiração da coleção.
A estréia do novo uniforme será na primeira rodada do Brasileirão, dia 20 de maio, na partida contra a Ponte Preta, em Campinas. Diante da torcida alvinegra, o primeiro jogo com a nova camisa será contra o Corinthians, uma semana depois, no Independência.
A tradicional camisa listrada tem desenhos alusivos às garras do Galo nos ombros, com inspiração no uniforme do time de 1999.
Já a camisa número 2 tem textura inspirada na pele do Galo e cor predominantemente branca, com detalhes pretos nas laterais, na gola e nos punhos.
As camisas são desenvolvidas em poliéster, material leve, macio e com rápida absorção do suor, segundo o fabricante. Trazem o escudo do Atlético em 3D. Completam o uniforme número 1 short preto e meião branco. Já o uniforme número 2 tem short branco e meião branco.
Outro destaque da nova coleção de uniformes do clube está na camisa de goleiro, que tem o desenho do Galo em sublimação na parte frontal e apresenta três cores: preto, bordô e branco.
Participou do desfile a modelo Natália Guimarães. Jogadores como Réver e Mancini também prestigiaram o evento.”

fONTE: http://mrvengenharia.wordpress.com/2012/05/16/mrvnoesporte-informa-atletico-lanca-nova-linha-de-uniformes-para-a-temporada-2012/ 

Concurso Cultural MRV e Williams

Quer ganhar um boné oficial da Williams? Então seja rápido e participe do concurso cultural!
A marca da MRV Engenharia aparece diversas vezes no decorrer do vídeo. Os primeiros que acertarem o número certo que a marca é vista ganhará um boné Oficial da Equipe Williams.
Então para participar do concurso acesse nossa Fanpage, assista ao vídeo indicado e responda à pergunta: Quantas vezes a marca da MRV aparece neste vídeo da vitória do Pastor Maldonado? 
É isso aí, está muito fácil participar e garantir seu boné oficial!
Os 5 participantes que acertarem primeiro pelo Facebook, e o primeiro que acertar pelo  Twitter. São 6 bonés!
Para participar pelo Facebook, responda através de comentário no post do concurso:
Para participar pelo Twitter, responda postando esta frase, trocando o XX pelo número de vezes que a marca foi exibida: Eu vi a marca da @mrvengenharia XX vezes neste vídeo da vitória da Equipe Williams na F1 http://youtu.be/JQkQGOfdS0k. #promo
Clique aqui e leia o regulamento completo.

FONTE: http://mrvengenharia.wordpress.com/2012/05/18/concurso-cultural-mrv-e-williams/

100 mil fãs no Facebook!

MRV Engenharia nunca esteve tão grande no mundo virtual. Neste final de semana ultrapassamos a marca de 100 mil seguidores da rede social mais usada no momento, o Facebook. Inovadora no uso de estratégias de vendas e marketing na web, a  MRV traz conteúdos quem buscam integrar as diversas mídias em um mesmo canal, além de adotar a linguagem própria da rede social.
 Na página da MRV Engenharia no Facebook  o internauta fica sabendo de todas as novidades do site, notícias, fotos, videos exclusivos, curte promoções exclusivas, interage com outros milhares fãs e muito mais. Agradecemos a cada um de vocês que nos motivam a trazer cada vez mais informações para esse espaço.

Fonte: http://mrvengenharia.wordpress.com/2012/05/21/100-mil-fas-no-facebook/

MRV Engenharia recebe prêmio Top of Mind Tribuna e Recall de 2012, em Ribeirão Preto (SP)


A MRV Engenharia foi eleita como a marca mais lembrada no segmento Construção Civil por 28,44% dos 400 entrevistados em Ribeirão Preto. É o que comprova a pesquisa organizada pelo Jornal Tribuna e Revista Recall coordenada pelo sociólogo José Refúgio Ramírez Funes, do Instituto Recall. A análise mercadológica completou 10 anos e é uma referência para os consumidores e empresas da cidade.
A MRV Engenharia cresce a cada ano na opinião do público, como mostra a pesquisa. Em 2011 a construtora ficou em segundo lugar, com 24,66% dos votos e este ano venceu na categoria Construção Civil, com 28,44%. “Prêmios como esses, que são fruto da opinião do público final, nos deixam muito satisfeitos, porque representam um reconhecimento ao trabalho intenso que a MRV faz para entregar um produto de qualidade a seus clientes”, afirma o diretor de Marketing da MRV, Rodrigo Resende.
A conquista confere, ainda, mais credibilidade à empresa, que atua em Ribeirão Preto desde 1996, quando iniciou sua expansão para além de Minas Gerais.

Fonte: http://mrvengenharia.wordpress.com/2012/05/23/mrv-engenharia-recebe-premio-top-of-mind-tribuna-e-reccal-de-2012-em-ribeirao-preto-sp/

A segurança é que deve ‘entrar’ pela porta da frente

Proteger o patrimônio começa pela escolha das fechaduras, especialmente das portas de acesso externo. Uma fechadura tem vida longa, em torno de 15 anos, mas o desgaste natural pode alterar o desempenho da peça.

Nem sempre está no trinco e na fechadura, o segredo da casa protegida, mas sim no conjunto que inclui porta especial, batente, fechadura e até o tipo de chave.

Para ler a matéria completa no site do Diário de Maringá, clique aqui


Juros baixos ajudam 7ª Feira de Imóveis a prospectar R$ 120 milhões em negócios

Embalada pela redução da taxa de juros anunciada pelo governo federal, a 7ª Feira de Imóveis  de Londrina conseguiu prospectar cerca de R$ 120 milhões em negócios. O evento foi realizado durante o final de semana no Pavilhão Internacional Octávio Cesário Neto, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

Com vinte expositores, cerca de oito mil pessoas cadastraram o interesse em adquirir um imóvel, segundo informou o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Londrina (Sincil), Marco Antônio Bacarin.


Para ler a matéria completa no site do Diário de Maringá, clique aqui


Isolante térmico e proteção sonora

De acordo com Eduardo Ferreira da Silva, que trabalha em uma empresa que revende o produto, a montagem do forro de PVC, com mantas refletivas, é indicado para ambientes que precisam de tratamento térmico.

O bolsão de ar do próprio forro, aliado à manta garante características térmicas no ambiente. Outra qualidade desse tipo de produto é a possibilidade de montar ambientes com isolamento acústico.

Para ler a matéria completa no site do Diário de Maringá, clique aqui


Evite contratempo na hora de comprar um usado

Adriana Santos

O tão sonhado lar doce lar nunca esteve tão próximo de se tornar realidade na vida de muita gente. Apesar das facilidades para se conseguir financiamento habitacional, não é todo mundo que consegue comprar uma residência ‘novinha em folha’. Aí, o jeito é procurar por um imóvel usado.

As construções mais antigas têm certas vantagens, como por exemplo, o espaço e a localização, dependendo da área, afirma o corretor de imóveis Wilson de Assis Teixeira. Ele, no entanto, faz um alerta. "É preciso ter cautela antes da compra", diz. "Checar as reais condições do bem ajuda a evitar dores de cabeça e um negócio mal feito para o futuro proprietário", orienta.

Segundo Teixeira, pedir uma cópia da matrícula do imóvel no cartório onde o registro foi feito, para verificar se não tem pendências, é uma dica importante antes de fechar o negócio. "Eu diria que conhecer o histórico legal do imóvel, assim como da imobiliária que representa o negócio, é o primeiro passo para o interessado em comprar um usado", diz.
Rafael Silva

Na vistoria, deve-se verificar vazamentos, rachaduras e a fiação elétrica
De acordo com o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, é importante certificar-se de que o corretor está registrado no Conselho Regional dos Corretos de Imóveis (Creci).

O Instituto recomenda ainda que, o consumidor solicite alguns documentos, como a certidão negativa de ações cíveis, fiscais e criminais junto à Justiça Comum e Federal, tanto da imobiliária como do proprietário. Mesmo que a busca por esses documentos atrase um pouco o fechamento do negócio, certamente evitará prejuízos. Tudo isso pode ser abreviado também, caso o comprador opte por imobiliárias conceituadas ou mesmo indicada por amigos e parentes.

O corretor também orienta quanto a importância de se vistoriar o imóvel de forma minuciosa, como conferir a extensão de área útil e total, para que o comprador tenha a certeza de que condiz com o projeto original.

"Uma vistoria bem feita também ajuda a detectar problemas com rachadura, de encanamento, vazamento e fiação, que são comuns em imóveis antigos", ressalta Teixeira. Verificar as questões de segurança, como a iluminação da rua e a visão geral da casa, são detalhes importantes, e que podem fazer diferença na hora da compra.

Se o bem for um apartamento, vale ficar atento ao barulho do local. Neste caso, abrir todas as janelas dá uma dimensão de acústica e também de visual. O objetivo, com isso, é avaliar bem a vista sob diversos ângulos e se há poluição sonora nos arredores do imóvel.
Outra recomendação feita pelo corretor é sobre a redondeza. Antes de tomar a decisão final, converse com os vizinhos, que já moram no bairro há anos, para tirar eventuais dúvidas sobre segurança, facilidades, problemas, entre outros.


Contrato

Na hora de assinar o contrato, verifique se o documento está claro, bem redigido e com as cláusulas sobre o direito do consumidor destacadas. Em caso de dúvida, pergunte. Nunca assine sem entender perfeitamente todo o documento.

No caso de financiamento, vale seguir algumas dicas: verifique antecipadamente se há linhas de financiamento abertas (SFH, Carteira Hipotecária, SFI); estabeleça cláusula de rescisão do contrato, fixando prazo e valor a ser restituído com relação às quantias eventualmente antecipadas, caso não seja obtida a liberação de financiamento; informe-se sobre a composição da renda familiar, pois cada agente financeiro tem regras próprias quanto ao número de pessoas que integrarão a renda, grau de parentesco, percentual do comprometimento da renda, entre outros.

"Cercando-se de todos os cuidados, e estando tudo dentro dos conformes, impossível não bater o martelo para ter a casa própria", finaliza o corretor.

Fonte: http://maringa.odiario.com/imoveis/noticia/568607/evite-contratempo-na-hora-de-comprar-um-usado/ 

Lei proíbe venda e locação de vagas de garagens

Nova legislação impede que donos de vagas de estacionamento aluguem ou vendam os espaços para pessoas que não moram no condomínio. A Lei 12.607/2012 sancionada pela presidente Dilma Rousseff no início de abril, determina que a alienação ou locação das vagas ficam proibidas para contratos firmados após o próximo dia vinte.

João Paulo Santos

Garagem é só para o proprietário
Osvaldo Alves Lima, especialista em auditorias de condomínios e autor do livro "Condomínio: normas, gestão e convívio", diz que a exceção fica para os casos onde a convenção, votada por meio de uma assembleia, permitir a transação. "Contudo, para alterar a convenção é necessária a presença de representantes de pelo menos 2/3 das frações ideais do condomínio", diz.

De acordo com Lima o principal objetivo da nova legislação é limitar a entrada e saída de desconhecidos e, assim, garantir a segurança dos imóveis sejam eles comerciais ou residenciais. Já para os que pensam em usar vaga como forma de obter uma renda a mais no fim do mês, a lei é encarada um desrespeito aos direitos de propriedade. (Fábio Castaldelli)

Fonte: http://maringa.odiario.com/imoveis/noticia/566980/lei-proibe-venda-e-locacao-de-vagas-de-garagens/

Jardim é opção para relaxar e sair da rotina


Manter um jardim em casa é uma ótima opção para relaxar, passar o tempo e garantir aos imóveis um colorido diferenciado. Para isso, é preciso escolher a planta que melhor se adequa ao espaço e às condições de luz disponíveis.
Arquivo/DNP



Para ler a matéria completa no site do Diário de Maringá, clique aqui


Cão de guarda garante a segurança do patrimônio

Para reforçar a segurança da chácara onde mora, o empresário, André Luiz Bertolassi, decidiu adestrar o casal de rottweiler, que atende pelos nomes de Thor e Shakira, ambos com três anos de idade. "Apesar de ter alarme e câmeras espalhadas por todos os cantos da minha propriedade, optei pelos cães, porque eles impõem respeito e ninguém se atreve a chegar perto", justifica. Ele garante que o investimento que vale a pena, se comparado ao feito em tecnologia.

Para a maioria das pessoas, a ideia de que o bom cão de guarda é aquele que morde e ataca tudo que vê, aos poucos tem mudado.

Para ler a matéria completa no site do Diário de Maringá, clique aqui


No outono, é comum o entupimento de calhas

O outono é chamado de estação das folhas. E não é por acaso que essa característica está relacionada a um problema, bastante comum em condomínios e residências, o entupimento de calhas.
Arquivo/DNP

O ideal é manter a estrutura limpa
A queda de folhas que, entre outros locais, acumulam-se em calhas destinadas ao escoamento das chuvas, costuma ser uma das causas de infiltrações e vazamentos a partir dos telhados.

Para ler a matéria completa no site do Diário de Maringá, clique aqui

Forro de PVC tem baixo custo

Variações de tons e modelos, acabamentos laminados com aspecto muito próximos de madeira, têm feito com que o forro de PVC passe a ocupar espaços em residências que antes eram exclusivos de outros tipos de forros, considerados mais nobres, como o gesso, por exemplo.

Notícias Relacionadas

O custo mais baixo é outra vantagem competitiva do produto. É o que afirma o arquiteto Marcos Kenji Fujisawa. A rapidez com que é feita a instalação também merece destaque. "Quem não quer trabalhar com lage e opta por utilizar o forro de PVC, ganha no custo da obra, que será mais baixo. Além de ter o forro pronto em um prazo bem mais rápido do que o de um forro de madeira, por exemplo", declara.
Rafael Silva

Mais indústrias passaram a fabricar o produto. Com a concorrência novos modelos chegaram ao mercado
É justamente aqui que o uso de forros de PVC cresce. De acordo com Eduardo Ferreira da Silva, que trabalha com a venda de forros e divisórias, o forro de PVC com aspecto de madeira é uma boa opção para baixar custo, além de ter um visual muito perto da madeira natural.

"Como aumentou o número de empresas fabricantes de forros de PVC, a concorrência faz com que esse tipo de protudo ganhe uma gama maior de modelos. Um deles é o laminado que tem cor e a textura bem próximos da madeira, mas com a vantagem de ser muito mais barato", explica.
O uso do PVC que imita madeira é recomendado para ambientes que ficam expostos à chuva e à umidade. Segundo a arquiteta Adriana Lima, "locais onde não existe maneira de evitar umidade, como saúnas, por exemplo, o uso do PVC é mais indicado. O forro de madeira pode estragar mais facilmente, enquanto o PVC é muito mais resistente", diz.


Externo ou interno?

Por causa da resistência, o forro de PVC é usado em larga escala em áreas externas de edificações, como postos de combustíveis e escolas, mas o uso interno pode ser um recurso do projeto, desde que observadas algumas restrições.

"Esse forro é bem versátil, tendo uso maior em ambientes comerciais, mas nas residências onde se optam por custo mais acessível, o uso do PVC pode ser feito na forração de toda a casa", declara Marcos Kenji.

A ressalva dos arquitetos é em relação ao uso do forro de PVC em ambientes mais decorados. "O PVC não é tão viável na decoração. A própria característica mais firme impede o uso do produto em uma série de acabamentos", explica Adriana.

Nos projetos dela, a arquiteta prefere aproveitar o forro de PVC nas áreas externas da residência, nos beirais e nas partes que ficam mais expostas, como por exemplo os ambientes de churrasqueiras.

"Mesmo que o PVC tenha várias espessuras que se adequam de acordo com cada projeto, o uso como acabamento decorativo nas residências não é tão versátil, quanto outros tipos de forro. O PVC tem uma montagem mais retilínea, o que pode não ser ideal para alguns ambientes com decoração mais sofisticada", explica Eduardo Ferreira da Silva.

Para o arquiteto Marcos Kenji, o formato do forro PVC acaba tendo algumas limitações no uso residencial, mas isso pode ser adaptado de acordo com o projeto. "O formato do PVC é um só, por isso, dificilmente você consegue muitos acabamentos.

Geralmente, o uso em projetos residenciais é feito em áreas de sótão, porque esse material tem uma característica térmica interessante. Mas quem procura um visual bonito com baixo custo pode utilizar o PVC em toda a residência", frisa.

Fonte: http://maringa.odiario.com/imoveis/noticia/570424/forro-de-pvc-tem-baixo-custo/

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Imóveis da MRV Engenharia no Paraná valorizam-se mais que aplicações financeiras

O Natal de 2011 foi especial para a publicitária Tatiana Consalter Penteado. Exatamente em dezembro ela recebeu as chaves de seu primeiro imóvel, um apartamento de dois quartos no empreendimento Spazio Montegui, localizado na avenida Londrina, no bairro Zona Oito. Além de concretizar, ali, a compra mais importante de sua vida, Tatiana viu seu patrimônio valorizar de maneira surpreendente. Na entrega das chaves, o imóvel já valia R$ 60 mil a mais que na data da compra, em outubro de 2009.
É um dado extremamente positivo e por isso estou bastante satisfeita com a compra”, diz a publicitária. Tatiana é apenas uma das compradoras dos imóveis do Spazio Montegui, da MRV Engenharia, a ver o dinheiro investido no apartamento multiplicar-se. Entre setembro de 2009, quando o condomínio foi lançado, e março de 2012, as unidades de dois quartos valorizaram-se 49,72%. O índice é de 50% para as unidades de dois quartos com suíte e de 46,08% para as de três quartos com suíte. Os ganhos são muito superiores aos apresentados em aplicações financeiras como o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou a poupança. O primeiro rendeu 26,54% no mesmo período e a segunda, 18,01%. No mesmo período, o Índice Bovespa sofreu depreciação de 2%.
Para o gestor executivo de Vendas da MRV Engenharia na regional Sul, Marcelo Alves, a explicação para a valorização dos imóveis encontra-se na demanda reprimida por esse tipo de produto. “O déficit habitacional do país concentrou-se no segmento econômico e o boom do mercado neste segmento nos últimos trouxe junto uma valorização difícil de se experimentar em outros investimentos”, afirma.

http://mrvengenharia.wordpress.com/2012/05/09/imoveis-da-mrv-engenharia-no-parana-valorizam-se-mais-que-aplicacoes-financeiras/