Spazio Montello

Possui apartamentos de 2 dormitórios, na Zona Seis, com área de lazer para você que gosta de diversão ou tranquilidade. Um lançamento para quem exige qualidade!

Spazio Mirante dos Maias

More próximo do Teatro Calil Haddad, Shopping Catuaí, Hospital Paraná e outros pontos comerciais.

Vivace Residence Club

Curabitur et lectus vitae purus tincidunt laoreet sit amet ac ipsum. Proin tincidunt mattis nisi a scelerisque. Aliquam placerat dapibus eros non ullamcorper. Integer interdum ullamcorper venenatis. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

Featured 4

Curabitur et lectus vitae purus tincidunt laoreet sit amet ac ipsum. Proin tincidunt mattis nisi a scelerisque. Aliquam placerat dapibus eros non ullamcorper. Integer interdum ullamcorper venenatis. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

Featured 5

Curabitur et lectus vitae purus tincidunt laoreet sit amet ac ipsum. Proin tincidunt mattis nisi a scelerisque. Aliquam placerat dapibus eros non ullamcorper. Integer interdum ullamcorper venenatis. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Documentos básicos

Clique nas imagens para ampliá-las

Esses são documentos básicos,podendo ser necessário apresentar outros documentos exigidos para aprovação.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Aproveite o espaço embaixo da cama

A falta de espaço nos ambientes faz com que as pessoas procurem alternativas para guardar e organizar as suas coisas. Quando armários e cômodas não são suficientes, qual é a alternativa que resta? Aproveitar o espaço embaixo da cama! Muitas vezes esquecido, esse lugar pode ser a alternativa para guardar sapatos, brinquedos, toalhas, roupa de cama e muitos outros objetos que tomam espaço dentro dos guarda-roupas.
Uma boa opção para organizar a bagunça é usar caixas organizadoras. Para o quarto das crianças, por exemplo, as caixas coloridas também podem fazer parte da decoração. Nas lojas que vendem material para organização é possível encontrar caixas de diversas cores e tamanhos que se adaptam muito bem ao ambiente e à decoração. Outro ponto positivo para o uso de caixas organizadoras embaixo da cama, no quarto dos pequenos, é que os brinquedos ficam mais acessíveis, evitando riscos de queda por guardar esses objetos em lugares altos.

No quarto dos adultos as utilidades são várias. Roupas que são usadas com pouca frequência, cobertores, edredons, sapatos e documentos são apenas alguns dos objetos que podem ser armazenados embaixo da cama para poupar espaço nos armários. O mercado disponibiliza diversas opções de caixas organizadoras, com diferentes cores, tamanhos e até mesmo rodinhas para facilitar o deslizamento e não riscar o chão. Outra opção que pode ajudar a poupar o espaço embaixo da cama é usar os sacos de organização a vácuo. Com eles é possível reduzir em até cinco vezes o espaço ocupado pelos cobertores e roupas. Para guardar seus objetos e evitar mau cheiro, mofo e bolor é preciso lembrar-se de limpar as caixas quinzenalmente, além de deixá-las abertas de vez em quando para ventilar.
Atualmente não é difícil encontrar camas que já saem da fábrica projetadas para ajudar na organização do quarto. É o exemplo das bicamas, que são compostas pela cama principal e contam com um gavetão na parte de baixo que serve para armazenar um colchão. Quando puxado para fora, transforma-se em uma cama extra, ideal para receber visitas que vão dormir na casa. Essa adaptação resolve o problema do colchão extra, que muitas vezes fica encostado em um canto do quarto acumulando pó.

Para quem prefere algo mais moderno e não abre mão dos conjuntos box, existem os modelos com baú, que disponibilizam toda a parte interna para armazenar objetos. Os conjuntos são equipados com pistões que asseguram a mobilidade vertical, possibilitando facilmente o acesso aos objetos que estão guardados dentro do baú. Esse tipo de cama merece atenção especial, principalmente em ambientes que costumam ter problemas de umidade. O ideal é que sejam limpos quinzenalmente e que durante algumas horas da semana o baú seja aberto para evitar mau cheiro, mofo e bolor.
Outra opção para quem procura camas multifuncionais são as fabricadas com gavetões, próprias para armazenar e organizar a bagunça do quarto. Esse tipo de cama tem a vantagem de acumular menos pó, pois os espaços que permitem a entrada de sujeira são pequenos. Vale lembrar que assim como os conjuntos box com baú, os gavetões também precisam ser limpos com frequência e permanecer abertos durante algumas horas na semana para evitar problemas com mau cheiro, bolor e mofo.
Por Renato Trentini – Equipe BBel

Como escolher o tapete ideal para a sua casa

Na decoração, o tapete é o toque final. Com ele o ambiente o ambiente fica, enfim, completo. Porém é preciso escolhê-lo bem, levando em consideração a praticidade, o material a ser usado e a cor. Confira as dicas da designer de interiores Ana Raquel Oliveira:
Qual o tapete mais adequado levando em conta os diferentes ambientes?
Os tapetes de nylon são ideais para sala e quarto, já que são confortáveis e deixam o ambiente bem aconchegante. Além disso, possuem cores e tamanhos variados, o que facilita a escolha. Já os felpudos transmitem a ideia de aconchego e por isso, combinam mais com quartos.
Como os formatos e tamanhos influenciam?
Os mais retos e lisos são para complementar o ambiente, enquanto os que têm formas e tamanhos mais ousados são dar ideia de destaque.
Quando optar pelo liso e estampado?
Quando os objetos, quadros e cores do espaço são ousados, o mais indicado é escolher um tapete sóbrio ou monocromático, de forma que a leitura visual do ambiente fique mais suave. Já quando a decoração é mais limpa, com pouca cor, é possível escolher um tapete que se destaque, com estampas, cores fortes ou listras.
E como escolher o material?
Os tapetes de couro ficam bem em todos os ambientes, são modernos e de fácil manutenção. Os de sisal, por sua vez, são uma boa pedida para casas de campo e de praia. É um tapete com bom custo-benefício, uma vez que, além dos bons preços, tem boa durabilidade e é fácil de limpar.
Fontes: Imovelweb/Portal R7

Dicas para escolher o piso da casa

Por Fabiana Franzolin

Os pisos são peças fundamentais para compor um ambiente.  Eles devem “conversar” com o resto da casa, ou seja, precisam estar em harmonia com o projeto de decoração de todos os cômodos. O revestimento é tão importante que é considerado pelos arquitetos, nada mais nada menos, que a base de todo ambiente. Mas como escolher o piso ideal?
 
Na hora de decidir é essencial pensar na beleza, resistência, necessidade e conforto. A arquiteta Vanessa Neta dá algumas dicas para acertar em cheio: “Se pensarmos em ambientes como living, quartos e áreas sociais, a madeira é sempre muito bem-vinda, pois não interfere nos móveis escolhidos. É considerada um revestimento neutro e traz um aconchego enorme. Existem muitas opções, das mais tradicionais, como assoalhos, que são os famosos tacos (transmitem um ar mais retrô), até as mais rústicas, como a madeira de demolição, que está super na moda! Hoje é muito comum se usar demolição como base e misturar móveis mais modernos ao espaço”, afirma.
 
Já em banheiros e cozinhas, Vanessa sugere cerâmicas, porcelanatos (rústico, acetinado ou brilhante), pedras (granitos e mármores), pastilhas, ladrilhos hidráulicos (“para quem gosta de ambientes com cara de vó”, brinca a arquiteta) e até o cimento queimado, que funciona bem em áreas molhadas.
 
Criatividade
 
A arquiteta também revela que a modernidade trouxe flexibilidade nesta área. “Hoje até é possível misturar revestimentos. Por exemplo, usar nos banheiros um tipo na área molhada - dentro do box, onde do piso sobe a parede - e outro no restante. Fica bem charmoso”, diz. 
 
Entretanto, ressalta que esta flexibilidade não é tendência de moda. “Na minha opinião, o ‘piso da moda’ é aquele que ao olhar você se sente bem, transmite o que está buscando. Hoje usa-se desde ladrilhos hidráulicos até os modernos marmoglass, que é um material industrializado, homogêneo e totalmente clean”.  
 
Para finalizar, lembre-se que cores claras sempre ampliam o ambiente! Então se o espaço for pequeno, a opção pela cor pode ser mais importante do que o tipo de material a ser usado.
 
 
Fonte:http://r7.imovelweb.com.br/noticias/13795/casa-e-companhia/Dicas-para-escolher-o-piso-da-casa.aspx

Pomar no quintal: um jardim de fruta

Fábio Castaldelli
Saborear as frutas colhidas diretamente do pé ou aproveitar a sombra fresca de uma árvore para um merecido descanso ao fim da tarde. Ter uma árvore frutífera no quintal é como ter um pouco do campo em casa.

Sandro Farias Rocha é proprietário e técnico responsável de um viveiro em Maringá. Ele explica que o primeiro passo para quem deseja ter uma árvore frutífera na residência é escolher o tamanho da espécie.

Segundo ele, as de pequeno e médio porte são as mais indicadas poque se adequam melhor aos espaços.

"Árvores de pitanga, acerola, limão e romã são algumas das sugestões, uma vez que as muito grandes podem invadir o quintal do vizinho, danificar paredes e sujar muito o quintal", explica.
Douglas Marçal

Sandro: planta frutífera em vasos é opção
Além disso, Rocha ressalta que é necessário se atentar para o tamanho da fruta. Afinal de contas, frutas como abacates e jacas podem cair e causar grandes danos aos telhados e automóveis e até colocar em risco os moradores do imóvel.

Já quem não dispõe de um quintal no imóvel, mas faz questão de ter uma árvore frutífera, há as opções em vasos. De acordo com Rocha, essas árvores, cada vez mais procuradas, também rendem ótimos frutos e servem como uma excelente alternativa para decorar os ambientes.

"Nesse caso, as plantas devem ter contato com a luz solar. No fundo do vaso, cascalho de pedras facilitam a drenagem, enquanto que a irrigação deve ser feita duas vezes por dia", ensina Rocha.

Seja nos quintais ou em vasos, para que a árvore disponibilize tudo aquilo que tem de melhor, é preciso que sejam tomados alguns cuidados especiais.

Dentre eles está a poda, que precisa ser feita uma vez ao ano, principalmente após o inverno – época em se inicia o crescimento vegetativo.
PLANTIO É SIMPLES

Faça uma cova de cerca de 50 cm
e acrescente adubo ao fundo.
Depois disso, cubra o adubo com
uma camada de terra antes de
colocar a muda. Seguir as
instruções é fundamental, pois,
caso a planta entre em contato
direto com o adubo, é possível
que ela queime e não se
desenvolva.
Um dos maiores desafios por quem tem espécies frutíferas em casa é lidar com as doenças causadas por fungos e que podem comprometer seriamente a saúde da árvore.

Para combater este mal, uma das dicas é que anualmente uma mistura de cal virgem, água e sulfato de cobre, chamada calda bordalesa, seja pulverizada na árvore. O produto pode ser encontrado em lojas especializadas. O preço da muda de uma árvore frutífera nativa varia de R$ 10 a R$ 20.

Fonte:http://www.odiario.com/construir-e-decorar/noticia/546445/pomar-no-quintal-um-jardim-de-fruta/
 

Massa reduz custo e desperdício

O setor da construção civil não para de crescer no País, assim como o lançamento de novos materiais que visam, só para começar, a redução de gastos e tempo de execução. A massa Verbamfix para o assentamento de tijolos e blocos é uma das soluções construtivas. Pronta para o uso, o produto, que é ecologicamente correto, foi criado a partir da mistura de aditivos especiais que garantem excelente flexibilidade, aderência e resistência em ambientes internos e externos.
Há mais de seis anos no mercado e, recentemente lançado em Maringá, duas grandes construtoras já estão utilizando a massa que dispensa a adição de água, areia, cal, cimento ou qualquer outro material utilizado na argamassa convencional.

Douglas Marçal

O custo do metro quadrado da argamassa comum gira em torno de R$ 3,22 e da massa de assentamento, R$ 2,95
"Além de uma obra mais limpa e leve, a Verbamfix, como chamamos o produto, proporciona rapidez, praticidade, qualidade e economia", garante o representante e distribuidor do produto Victor Fagundes Schiavon.

Com a utilização da massa de assentamento, o dono da obra obtém um ganho de produtividade na mão de obra de aproximadamente 60%, devido à sua facilidade de manuseio.

"Só para se ter uma ideia, com relação a valores, o custo do metro quadrado da argamassa comum gira em torno de R$ 3,22 e da massa de assentamento é de R$ 2,95.

Outras vantagens, segundo Schiavon, é que a solução construtiva evita o desperdício, não há sujeira na aplicação do produto, não é preciso alugar equipamentos, como betoneira, e, consequentemente, não há gasto com energia elétrica. E outro ponto muito importante é a rapidez no assentamento, que contribui para reduzir o gasto com mão de obra, que é muito caro em nossa região".

Para o engenheiro civil Eduardo Khun tudo que é novo é mais difícil de entrar mercado, mas esse lançamento tem tudo para agradar os profissionais do seto. "A massa de assentamento é algo muito bom para os construtores, que no final da obra percebem uma redução dos custos bem significativa".

O construtor Claudemir Saraiva, que há 15 anos presta serviços nesta área, testou e aprovou a massa de assentamento. "O produto é muito bom. Os tijolos assentados com essa massa ficam bem firmes depois que secam, o que falta ainda é um pouco de habilidade na aplicação, mas que se revolve com a prática".

A Verbamfix pode ser usada das seguintes formas: com uma bisnaga de confeiteiro, pistola ou na própria embalagem, basta apenas fazer um furo em uma das extremidades.

"Aqui na obra estamos usando a bisnaga e não tem segredo nenhum. Depois de encher a bisnaga com a massa é só passar, fazendo duas linhas, na parte superior da lajota, e ir assentando as outras por cima e está pronto. Não tem sujeira e nem desperdício", comenta satisfeito o pedreiro Rogério Lima Rodrigues.


Fonte: http://www.odiario.com/construir-e-decorar/noticia/546468/massa-reduz-custo-e-desperdicio/

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Como decorar as paredes com adesivos

Deixe a sua casa ainda mais bonita e colorida.


Use a criatividade e decore as paredes de sua casa com adesivos
Foto: Divulgação




Essas imagens criam cabeceiras para a cama, enfeitam tomadas e dão personalidade a qualquer ambiente. Você mesma pode aplicar!

Antes de colar· Escolha uma parede lisa, seca e limpa, que não tenha sido pintada com cal.

· Pegue um pedaço de papel higiênico e passe na parede: se ele continuar limpo e seco, ela está pronta pra ser enfeitada.

· Sua parede foi pintada recentemente? Espere duas semanas antes de adesivar.

· Para ver como o desenho ficará, posicione-o no local desejado com a ajuda de uma fita crepe, dê uns passos para trás e admire. Gostou? Mande bala!




Flores discretas Elitize. Onde usar: na sala.
Foto: Divulgação

Ao aplicar· Se o desenho escolhido for muito grande, recorte o adesivo com uma boa margem, para poder posicionar seu desenho do jeitinho que você quer.

· Retire a película de proteção e vá colando o adesivo lentamente. A técnica é a mesma que a gente usa com o papel contact, sabe?

· Este vídeo mostra o passo a passo sem complicação. Se quiser, troque a espátula por um pano macio, que ajuda a evitar bolhas.

Vale por uma cabeceira. Gecko Stickers. Onde usar: no quarto.
Foto: Divulgação

Depois de colado· Surgiram bolhas no adesivo? Faça um furinho com uma agulha bem fina e pressione com os dedos (como se estivesse espremendo uma espinha!) até que o ar saia. Prontinho!

Jardim interno. Elitize. Onde usar: na sala ou como cabeceira da cama.
Foto: Divulgação


Onde comprarNa internet: muitas lojas de adesivos vendem pela internet e entregam pelo correio em todo o Brasil.
Em grandes lojas de decoração: o preço pode ser mais alto, mas você já sai com seu adesivo na mão.
Nas bancas de revista: opção mais barata, atente só para que a cola, de qualidade inferior, não estrague a parede.



Contando Carneirinhos. Gecko Stickers. Onde usar: fica lindo no quarto do bebê!
Foto: Divulgação




Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/casa/reportagem/decoracao/como-decorar-paredes-adesivos-626398.shtml

Como escolher a cor de tinta certa para pintar a casa

                                                      As cores fazem uma diferença e tanto na decoração de uma casa!
                                                      Foto: Dreamstime



Uma das maneiras mais simples de mudar totalmente um ambiente é pintá-lo de uma cor diferente. Tome cuidado apenas para escolher o tom, já que cada um pode impor um clima específico ao cômodo. Confira as dicas da designer de interiores Tâmara Gomes:

VerdeNa fronteira entre o quente e o frio, representa esperança. Estimula o silêncio e ajuda a amenizar o estresse.

AmareloAlegria e diversão. Ativa o raciocínio e a comunicação; por isso, é ótimo para espaços que dependem de atividades cerebrais, como locais de estudo ou de trabalho.

AzulAmeniza os ânimos e ajuda a manter a paciência. Os tons mais fortes levam à introspecção.

LilásEstá diretamente associada à intuição. Como acalma e aconchega, é ideal para locais de descanso.

VermelhoCor de fogo, emoções, e sexo. Em alguns casos, pode causar irritação.

BrancoSímbolo de paz e pureza, dá a sensação de limpeza, mas um ambiente todo branco fica sem graça.

Saiba mais:

· Em evidência - Qualquer quadro, objeto ou móvel colocado à frente de uma parede colorida ganhará destaque.

· Quarto simétrico - Num cômodo quadrado, o ideal é pintar uma das paredes com tinta colorida para quebrar a simetria.

· Telinhas protegidas - O computador e a televisão devem ter ao fundo uma cor neutra, como branco. Assim, evita-se que o tom interfira na tela e nas imagens.

· Efeito mágico - Um objeto claro em uma parede escura parece maior e vice-versa.


Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/casa/reportagem/decoracao/como-escolher-cor-tinta-certa-pintar-casa-629033.shtml   

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

É verão... veja como diminuir o calor em casa

Só quem mora em imóvel voltado para o poente, que recebe o escaldante solda tarde, sabe que alguns cômodos se transformam em uma sauna no verão. O desconforto térmico tem motivo: em geral as paredes recebem mais luz à tarde, quando existe maior concentração de raios ultravioleta e a temperatura interna realmente se eleva.
A dona de casa Lilian Bertollo enfrenta o desconforto há quatro anos. O apartamento alugado, onde mora com o marido e duas filhas, não permite reforma e nem a instalação de ar-condicionado. Os ventiladores são a melhor opção; por isso, ficam ligados boa parte do dia. Os ventiladores de teto na posição exaustor, especialmente quando anoitece, podem ajudar. O aparelho expulsa o ar quente e permite a entrada do ar fresco de fora, mas não faz milagres.
"O calor é demais e as paredes ficam muito quentes, fervendo mesmo, até tarde, por volta das onze da noite", reclama. Para as crianças isso representa desconforto na hora de dormir. A cama de uma das meninas é encostada na parede e é preciso afastá-la para amenizar o calor.

  Brise-soleil filtra a entrada do sol e ajuda a reduzir a temperatura interna


A temperatura não é a única queixa da dona de casa. Os vidros precisam ficar abertos o dia inteiro, o que exige a limpeza do imóvel duas vezes por dia. "Você deixa tudo limpo pela manhã e à tarde tem que refazer. Entra muita poeira e suja tudo", lamenta Lilian.
Soluções para o imóvel
De acordo com o arquiteto César Henrique Godoy Gomes, o ideal é que todas as edificações tivessem a frente voltada para o Norte ou o Sul, e que o projeto de construção levasse em conta a incidência do sol e da ventilação. O imóvel planejado sai da planta com todos os recursos necessários para garantir qualidade de vida aos moradores, por isso ao construir ou reformar a casa é fundamental contatar um profissional habilitado para garantir o projeto ideal.
Se o imóvel não foi devidamente planejado, a primeira providência é investir em equipamentos que melhorem a ventilação, como fez a família Bertollo. Outra sugestão é a instalação de brise-soleil (sistema quebra sol), que visualmente lembra uma persiana externa e projeta sombras estratégicas na parede. Este recurso pode ser adaptado inclusive para fachadas de prédios.

INVESTIR CERTO
O arquiteto César Gomes diz 
que investir em soluções no 
projeto pode aumentar o custo 
inicial da obra em até 7%, mas
reduz o custo de manutenção.
A longo prazo, pode cair 75%
em relação ao convencional.
O uso da madeira ou pedras nas paredes externas ou internas também ajuda a distribuir ocalor. Para quem vai construir ou reformar, os materiais usados também podem ajudar. Neste caso, opte por matérias-primas que auxiliam no conforto térmico, como gesso e madeira, podendo decorar fachada até paredes internas. Para a eficácia, devem ser observadas as medidas para tal objetivo.

Além disso, a adequação do imóvel inclui um pacote de soluções que podem incluir desde a instalação de sistemas de ventilação, pintura em cores claras, instalação de vidros refletivos (ou duplos), acréscimo de plantas até áreas cobertas, como varandas. A dimensão correta das aberturas de janelas e portas voltadas ao Oeste e, quando necessário, o reposicionamento destes na área interna também podem ser calculados pelos arquitetos e engenheiros para melhorar a ventilação.
SOLUÇÕES PRÁTICAS
• Não deixe de investir no imóvel por causa da posição em relação ao sol, mas considere custos de adequação.
• Se o terreno impor um desafio, consulte um arquiteto e peça atenção ao conforto térmico.
• Nas paredes mais quentes, plantas ajudam muito. Estude opções de jardinagem vertical e, se houver espaço, arborização.
• Paredes claras e vidros refletivos são ótimas ideias, bem como paredes com revestimento em madeira ou gesso.
• Dá-lhe ventilação natural; investir em janelas e portas maiores pode trazer bons resultados. 


Fonte:http://londrina.odiario.com/imoveis/noticia/538292/e-verao-veja-como-diminuir-o-calor-em-casa/

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Espaço Gourmet é uma das tendências para a cozinha em 2012 .

Segundo especialista, itens como gavetas elétricas, iluminação natural e refrigeradores embutidos também fazem parte dos projetos para este ambiente

Dizem que a cozinha é o coração do lar. E com o passar dos anos, este ambiente da casa deixou o seu ar tradicional de lado para dar espaço a um formato moderno, clean, com destaque à tecnologia.

Por ser um espaço que engloba múltiplas funções, como áreas de trabalho, armazenamento de utensílios e alimentos, lavação, espaços para refeições, a cozinha é um dos ambientes que exigem maior comprometimento dos arquitetos e designers, segundo a arquiteta Karoline Stolf.

Atualmente a cozinha está em ascenção, e de acordo com Karoline há uma nova busca pela “Cozinha Gourmet”, onde toda a família pode cozinhar junta.

“Está se tornando muito necessário o estudo de funcionalidade, fluxograma destes ambientes e disposição dos equipamentos”, afirma.

Outro detalhe que está em alta é a integração com os demais ambientes sociais, como sala de tv, sala de jantar.

“Os ambientes estao cada vez mais integrados numa busca para aproveitar mais o tempo em família”, afirma Karoline.

Além de misturadores que são verdadeiras obras de arte, vidros coloridos e espelhos refletivos, a arquiteta aponta que tendências podemos esperar para o ano de 2012.

- Gavetas elétricas e portas de fácil abertura: abrem com um simples toque;
- Tampos em Corian: moldado de acordo com o móvel;
- Sustentabilidade: reaproveitamento de móveis antigos como detalhes decorativos, reaproveitamento de águas das chuvas e cinzas;
- Revestimentos: papéis de parede, adesivos, estampas, tijolos e madeira de demolição, ladrilhos hidráulicos;
- Iluminação: natural, LED, pontual direcionada, indiretas, grandes pendentes;
- Paisagismo: jardins verticais;
- Eletrodomésticos: modernos, embutidos, linha retro, 2 em 1, TV LED embutida, coifas volumétricas, fogão elétrico, cafeteiras e refrigeradores embutidos;
- Automação: equipamentos touch screen, vídeo display, gavetas aquecidas.

Como projetar uma cozinha

Segundo Karoline, na hora de projetar uma cozinha, deve-se levar em consideração as condicionantes locais como os acessos, janelas, pontos elétricos, hidráulicos e gás.

“O pé direito é muito importante para definir a altura dos móveis e optar pelo rebaixamento de forro ou não, de que forma podemos trabalhar a iluminação”, comenta.

As cores existentes, os materiais de revestimento também sao muito importantes pois muitos clientes não querem alterar. “É claro que quando projetamos a casa inteira é muito melhor pois podemos buscar a proporção áurea para o ambiente ficar mais aconchegante”.

Para a distribuição dos móveis, o ideal é setorizar a cozinha neste sentido:

Armazenagem - Lavação - Preparo - Cocção

A armazenagem inclui alimentos secos e frios, eletrodomésticos, louças e demais utensílios; na lavação podemos incluir alimentos e louças em cuba, máquina de lavar louças; o preparo:voltados às bancadas para utilização de liquidificador, cafeteira; cocção: fogão, fornos, coifa.

Hoje a cozinha mudou de conceito. Se antes era tida apenas como uma ambiente para preparar o almoço ou a janta, hoje ela possui uma função a mais: integrar toda a família.

Saiba mais sobre as tendências de cozinha e distribuição em nosso àlbum do Flickr.

Confira o post sobre cozinhas no Blog de Karoline Stolf
 

Como escolher o imóvel ideal para a família

A casa própria, sonho de grande parcela dos brasileiros, é, para muitos, o bem de maior valor que será adquirido em toda vida. Quem compra um imóvel para morar, em geral, o faz com a intenção de viver ali, sozinho, ou com a família, por um bom tempo. Justamente porque não é comum trocar de imóvel com freqüência, a decisão não pode ser tomada por impulso. Antes de escolher um imóvel é preciso pensar no futuro, incluindo aspectos relevantes da sua vida pessoal.

Para não errar na decisão, algumas perguntas são indispensáveis, como: em três anos estarei casado? Terei filhos? Por quanto tempo pretendo ficar neste imóvel? Ele atenderá minhas expectativas? Refletir sobre essas questões é fundamental para que não haja um arrependimento futuro e ocasione transtornos com mudanças de imóvel e o pior, o desperdício de dinheiro.

Para o engenheiro civil Flavio Figueiredo, quando alguém decide pela compra do imóvel, precisa escolher algo compatível com a sua família, tanto para o momento atual, quanto a médio ou longo prazo. Desta forma, evitará transtornos com adaptabilidade ao imóvel.

“O correto é avaliar profundamente o tamanho, localização, vagas de garagem, cômodos e claro, projetar sua vida para 5 ou 10 anos”, esclarece o especialista. Outra questão importante é em relação ao planejamento familiar. Se pretende ter mais filhos, encontre um lugar com número maior de dormitórios e banheiros. Se não pretende, não esqueça que os filhos crescem e com o tempo terão carros, com isso, é indispensável o número de vagas em uma garagem do edifício. Além disso, os filhos buscam individualidade e dividir o mesmo cômodo na fase adolescente ou adulta, pode gerar conflitos.

Fonte: R7

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

‘Verde’ valoriza o imóvel. Invista em paisagismo

Área verde valoriza em média 16% o imóvel, segundo pesquisa
A expressão 'a grama do vizinho é sempre mais verde', significa que a beleza desperta a cobiça - e que sempre comparamos a nossa vida com a do outro. O melhor mesmo é cuidar da 'grama da nossa casa'. Tanto no sentido figurado como no literal. No mercado imobiliário, esse raciocínio pode ser traduzido em bons negócios.
O paisagismo pode transformar e encantar qualquer ambiente e, o melhor, pode representar mais dinheiro no bolso na hora da venda do imóvel. Uma pesquisa de 2011, realizada pela Husqvarna (empresa sueca de equipamentos de jardinagem) comprovou que áreas verdes bem cuidadas podem valorizar, em média, 16% o imóvel. Foram entrevistadas cinco mil proprietários de imóveis em nove países, além de 44 corretores imobiliários. 

Tais profissionais estimaram um aumento de quase 10% para as residências que possuíam um jardim bem cuidado contra uma desvalorização de até 15% do bem com áreas verdes negligenciadas. "Além do retorno do investimento, você ganha um espaço de lazer bonito para aproveitar com a família e com os amigos", diz Graziela Lourensoni, gerente de Produtos para América Latina da Husqvarna.
Diferencial


           
Jardim convida ao relaxamento

Fernanda destaca que os projetos de paisagismo diferem conforme o gosto de quem os solicita. Existem aqueles feitos em série, pelas construtoras, que são pensados como produto e precisam agradar a todos - são os projetos que aparece em loteamentos novos e os que circundam condomínios verticais. Já as áreas verdes projetadas com exclusividade têm outro foco.
"O arquiteto estuda o perfil do morador, se tem crianças e animais. Mesmo em edificações idênticas, cada projeto tem a identidade do proprietário e atende o gosto e à necessidade da família", afirma. A escolha das plantas, a inserção de pérgolas, decks de madeira, pedras, espelhos d’água e a iluminação conferem a exclusividade desejada. A forma e os componentes dependem do potencial de investimento. 

Para conseguir uma textura natural para a parede pode-se usar o jardim vertical, mas, conforme o projeto, ele dependerá de impermeabilização e da instalação de sistemas de irrigação; se os recursos são limitados, uma treliça com vasos bem distribuídos é uma opção charmosa.
Leia mais



Menos madeira, aço e gasto na construção

Em empreendimento no Loteamento Sumaré, alvenaria estrutural é o sistema construtivo escolhido

O sistema construtivo de alvenaria estrutural vem se popularizando em Maringá e região. Com o avanço da tecnologia, da qualidade e da certificação dos blocos, a crença de que só seria possível utilizar esse sistema em pequenos empreendimentos ficou para trás.
Segundo o engenheiro civil Carlos Ferreto, gerente de uma fábrica de materiais de construção, os quatro maiores prédios feitos em alvenaria estrutural com bloco de concreto do Sul do Brasil estão sendo construídos em Londrina.
Exemplos de sucesso desse tipo de construção são os shoppings Catuaí de Londrina e de Maringá, indica ele. O engenheiro explica que, na alvenaria estrutural, a parede construída com blocos de concreto desempenha as funções de estrutura e de fechamento.
Essa solução elimina a necessidade de pilares e vigas, o que otimiza os espaços internos, fato que pode ser visualizado em uma visita aos shoppings.
No entanto, a grande vantagem desse sistema construtivo é a dispensa quase que 100% da madeira para se fazer caixarias, além da diminuição do uso de aço na obra e também do melhor aproveitamento de reboco, o que, na opinião de Ferreto, torna a obra mais sustentável.
O engenheiro civil Miguel Fujinami, que atua na construção de grandes empreendimentos em Maringá, reconhece como grande benefício a economia desses materiais, o que significa na prática a redução do custo da obra.
Redução de custos
Segundo o tecnólogo em construção civil Paulo Rogério Laureanti, técnico da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o sistema de alvenaria estrutural pode render a redução de até 35% nos custos da obra.
"Depende de muitos fatores para se conseguir economizar, desde um bom projeto, mão de obra treinada e a utilização de um bom bloco, que tenha certificação. Assim, no custo final da obra é possível obter economia entre 15% e 35%, utilizando o sistema de alvenaria estrutural", afirma Laureanti. Ele diz que hoje é possível construir desde muros, casas, sobrados e até prédios com até 20 pavimentos.
Minha Casa, Minha Vida
O engenheiro civil Carlos Ferreto explica que a alvenaria estrutural com bloco de concreto se encaixa muito bem na construção de imóveis residenciais, nos projetos em que há repetição de unidades.
"É um processo construtivo que busca racionalidade, desempenho e velocidade. Com isso, consegue-se fazer o maior número de imóveis com o menor custo".
Em função disso, muitas construtoras hoje estão conseguindo conciliar qualidade e preço em empreendimentos que se encaixam nas regras do programa federal de habitação.
"O Minha Casa, Minha Vida é o grande filão deste segmento. O método se encaixa muito bem em obras residenciais com três ou quatro andares e em imóveis não muito grandes", finaliza.
Capitação
A Sanen e a ABCP promoverá curso de capacitação de mão de obra para assentamento de blocos estruturais em Maringá. Mas, pelo grande interesse dos profissionais, as vagas já estão preenchidas. Fique atento para agendamento de possíveis novos cursos de capacitação. Sanen Maringá: (44) 3246 3544.

Construção civil investe em novas técnicas

                                                   Estrutura em perfil metálico, steel framing é sinônimo de obra racional, rápida e limpa




A falta de mão de obra qualificada necessária para atender a demanda da construção civil faz com que o setor invista em pesquisas e encontre técnicas capazes de tornar as obras mais rápidas sem que a segurança e a sustentabilidade ambiental e econômica sejam deixadas de lado.

Entre as tecnologias para construir mais rápido e com menor custo está o steel framing, já bastante disseminada nos Estados Unidos e que vem conquistando os brasileiros. Diferente do sistema construtivo em alvenaria, prevê a construção de imóveis com base em perfil metálico revestido com drywall ou placas de madeira OSB.

Segundo o engenheiro civil Mauro José de Souza Araújo, também professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura do Cesumar, de quebra o steel framing proporciona conforto acústico e térmico, já que entre essas placas podem ser empregados isolantes à base de lã de rocha, lã de vidro ou lã de garrafa de plástico reciclável (PET). Já externamente, o acabamento pode ser realizado com uma placa cimentícia feita com a mistura de papelão e cimento.
"Um dos principais cuidados que o profissional deve tomar é com relação às emendas. Caso elas não estejam corretamente alinhadas, a água pode infiltrar entre as placas e causar inúmeros prejuízos ao imóvel", explica o docente.

Dentre os benefícios do steel framing está a agilidade com que a obra é concebida. A estimativa é que em até três dias a estrutura esteja toda montada e que a obra custe até 40% menos do que a de alvenaria. Além disso, outros pontos positivos são leveza e resistência. Vale lembrar que a técnica pode ser empregada tanto na construção de imóveis populares, de alto padrão e comerciais como em condomínios verticais.

Segundo o engenheiro civil e gerente regional do Crea-PR, Hélio Xavier da Silva Filho, outra vantagem do steel framing é a sua maleabilidade. "Com esta técnica é possível que o morador, futuramente, mude todo o estilo arquitetônico de seu imóvel sem que sejam necessárias grandes demolições", afirma.

Em compensação, os principais impeditivos para a popularização do steel framing no mercado nacional é a falta de mão de obra especializada. A cultura do brasileiro, resistente às mudanças, também é vista pelos especialistas como uma barreira para a expansão da técnica no Brasil. 


Outros sistemas

O docente destaca que outra técnica que permite executar obras com mais rapidez, entre outras vantagens, é o wood framing, um processo construtivo que antecedeu o steel framing. "A diferença é que, ao invés de uma estrutura metálica, o wood framing consiste em estrutura de madeira. Os processos isolantes e de acabamento são os mesmos do steel framing", diz. 

Como não existe queima para a fabricação de tijolos (já que dispensa seu uso) e a madeira utilizada é legalizada, o impacto ambiental é mínimo. Além disso, o sistema construtivo batizado de solo-cimento, mais antigo, também é capaz de diminuir os custos, danos ambientais e agilizar a obra. Neste caso, paredes da obra, como o próprio nome sugere, são levantadas com terra e cimento, formando tijolos ecológicos (também sem queima). 

Trata-se de opção ideal para imóveis ‘residenciais de descanso’, uma vez que seu acabamento rebuscado cria uma ótima harmonia com a natureza. "Nestas construções, muitas vezes nem é preciso o emprego de argamassa. O trabalho é artesanal e o resultado final é muito bom", afirma Araújo.

Pensando a longo prazo, uma tecnologia que deve chegar à construção civil brasileira somente daqui a alguns anos é a aerogel. Importado do mercado aeroespacial, a promessa é que as construtoras tenham à disposição, leveza e um dos mais eficientes isolantes térmicos já desenvolvidos.

Além dessas técnicas, de acordo com Silva Filho, outra alternativa de construção seca, limpa e com custo reduzido utiliza peças de concreto pré-fabricadas. "Esta é uma ótima opção para execução de projetos de grande porte como shoppings", detalha."Um dos principais cuidados que o profissional deve tomar é com relação às emendas. Caso elas não estejam corretamente alinhadas, a água pode infiltrar entre as placas e causar inúmeros prejuízos ao imóvel", explica o docente.

Dentre os benefícios do steel framing está a agilidade com que a obra é concebida. A estimativa é que em até três dias a estrutura esteja toda montada e que a obra custe até 40% menos do que a de alvenaria. Além disso, outros pontos positivos são leveza e resistência. Vale lembrar que a técnica pode ser empregada tanto na construção de imóveis populares, de alto padrão e comerciais como em condomínios verticais.

Segundo o engenheiro civil e gerente regional do Crea-PR, Hélio Xavier da Silva Filho, outra vantagem do steel framing é a sua maleabilidade. "Com esta técnica é possível que o morador, futuramente, mude todo o estilo arquitetônico de seu imóvel sem que sejam necessárias grandes demolições", afirma.

Em compensação, os principais impeditivos para a popularização do steel framing no mercado nacional é a falta de mão de obra especializada. A cultura do brasileiro, resistente às mudanças, também é vista pelos especialistas como uma barreira para a expansão da técnica no Brasil. 

Preço do aluguel segue valorização imobiliária

Os preços dos imóveis subiram e puxaram para cima o valor do aluguel em Maringá. Nos últimos 12 meses, o preço médio da locação de residencias subiu 7,95% no município e o de venda registrou incremento de 7,37%. Para os imóveis comerciais, o aluguel subiu 9,25%. 
As taxas resultam de uma pesquisa feito por O Diário com uma amostragem de 125 imóveis em cinco regiões de Maringá anunciados nos classificados do jornal em dezembro de 2010 e 2011, por 14 imobiliárias locais. Foram analisados os preços de aluguel e venda que constam nos anúncios, considerando sempre o mesmo imóvel, na mesma localização, no intervalo de 1 ano.

A região de Maringá que mais contribuiu com a alta foi a área central da cidade, que inclui as zonas 1, 2, 3, 4, 5 e Novo Centro. De acordo com a amostra de imóveis, o aluguel residencial nesta região subiu 15,14%. No mesmo período, a valorização imobiliária para venda foi de 8,95%. A região onde o aluguel subiu menos foi nos bairros próximos ao Hospital Universitário (HU). Os proprietários aumentaram, em média, 1,1% o preço de anúncio de seus imóveis entre 2010 e 2011.

Os valores do aluguel estão acima da inflação no período, qualquer que seja o índice utilizado para medir a alta nos preços. O mais comum para contratos de aluguel é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas. No acumulado dos últimos 12 meses até novembro, a inflação medida pelo IGP-M foi de 5,95%. A expectativa do Banco Central, de acordo com o Boletim Focus, é que o IGP-M de dezembro acumule 5,09% no ano. Com isso, a alta do aluguel em Maringá ficou em média quase 3 pontos porcentuais acima da inflação no mesmo período.
EXPLICAÇÃO

"Os proprietários corrigiram o preço 
no último ano, aproximando mais da
regra de mercado"

Claudiomar Sandri
Presidente da Central de
Negócios Imobiliários
O presidente da Central de Negócios Imobiliários (CNI), Claudiomar Sandri, afirma que além da correção inflacionária, houve reposição de perdas que os proprietários de imóveis vinham acumulando ao longo dos anos. "O aluguel não estava acompanhando o preço do imóvel, estava defasado e tornando inviável a locação", afirma Sandri. "Os proprietários corrigiram o preço no último ano, aproximando mais da regra de mercado", completa. Essa regra estabelece que, em geral, o preço do aluguel corresponda a 0,5% do preço de venda do imóvel. Para um apartamento de R$ 125 mil, por exemplo, o aluguel seria de R$ 625 mensais.

Valorização

Sandri afirma que a valorização registrada entre 2010 e 2011 foi menor que o ritmo anual de crescimento nos últimos 5 anos. "Ocorreu mesmo uma valorização, mas ela teve um ritmo menor, mais dentro da normalidade", avalia. 

Ele afirma que a tendência nos próximos anos é um crescimento cada vez menor do ritmo de valorização imobiliária, após a explosão recente que colocou os preços nas alturas. "Mas engana-se quem pensa que o preço vai cair em Maringá", alerta Sandri. "A cidade tem demanda, continua crescendo, atraindo pessoas e tornou-se um polo de investimento", explica. A CNI representa 27 imobiliárias de Maringá, que respondem por 80% da comercialização e locação no município.

                                                  clique na imagem para ampliá-la





segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Feiras livres em Maringá

Caso não encontre no lugar e horário divulgado, por favor deixe o seu comentário.




Domingo

Feira Livre - Centro Avenida Mauá                                 das  7:00 as 12:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Livre - Zona 06 Fim da Picada                               das 7:00 as 11:30
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Livre -  Conjunto Cidade Alta                                das 7:00 às 11:30
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Livre - Conjunto Borba Gato                                 das 7:00 às 11:30




Segunda –Feira

Feira Livre – Jardim Alvorada Rua Maranhão   -                  das 07:00 às 11:0
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol – Vila Operária  - Praça Emílio Perneta -   das 07:00 às 11:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Verde – Iguatemi           -     Praça da igreja      -        das 17:00 às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol – Jardim Aeroporto Praça Salgado Filho – Av Gastão Vidigal  das 17:30 as 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol – Vila Morangueira Rua Virgília              - das 17:00 às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Verde – Vila Esperança Rua Cecília Meirelles -          das 17:30 às 21:00






Terça – Feira

Feira Livre – Zona 07-Rua José Clemente-                             das 07:00 às 11:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Livre – Zona 04 - Avenida Humaitá                                das 07:00 às 11:30
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Livre – Vila Santa Isabel -Rua Jarbas Rodrigues Alves-  das 07:00 às 11:30
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol – Herman Moraes de Bairros Avenida São Judas-das 17:00 às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Noturna – Jardim Novo Horizonte Praça De todos os Santos – Teatro Reviver -das 17:00 às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Verde – Conjunto Requião -Rua Said Jacob esquina com a Av Franklin- das 17:00  às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol – Conjunto São Silvestre Rua Pioneiro Antônio Tai- das 17: 00 às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol – Jardim Alvorada Avenida Jinroku Kubota - das 17:00 às 21:00



Quarta – Feira

Feira Livre -Vila Morangueira - Rua Bogotá       das 07:00 às 11:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Livre - Jardim Alvorada - Rua Francisco Bula - das 07:00 às 11:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira do Produtor Zona 07- Avenida Prudente do Moraes – Willie Davids - das 07:00 às 11:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol - Conjunto Sanenge - Rua Pioneira Garcia Munhoz das 17:00 às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol – Jardim Liberdade - Avenida Osires Guimarâes das 17:00 às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Verde - Zona 05 Bosque das Grevíleas - das 17:30 às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol - Vila Morangueira-Avenida Morangueira esquina com rua Leonor de Held das 17:00 às 21:00



Quinta – Feira

Feira Livre-Vila Santo Antônio -  Rua Marechal Cândido Rondon - das 07 ás 11:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Livre- Vila Operária-Praça Emílio Perneta-                             das 07:00 às 11:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Livre - Jardim Alvorada - Rua Uruguai -                                 das 07:00 às 11:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Verde - Parque das Grevíleas - Avenida das Grevíleas -          das 17:30 às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol - Jardim Real - Rua Alício Campolino -                  das 17:00 às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol - Zona 07 - Rua Evaristo da Veiga esquina com rua Floriano Peixoto das 17:00 as 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol - Conjunto Cidade Alta- Rua José Firmino Barbosa Vila Nova das 17:00 às 21:00




Sexta – Feira

Feira Livre - Zona 05- Rua Nassib Haddad - das 07 às 11:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Livre - Vila Operária-  Avenida Riachuelo das 07:00 às 11:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Livre - Jardim Alvorada - Centro Comunitário Jardim Alvorada das 17:30 às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol - Jardim Oásis - Avenida Tuiuti Esquina com Rua Rio Gandú das 07:00 às 21:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Pôr do Sol - Jardim Mandacarú - Rua Seminário  das 17:00 às 21:00



Sábado

Feira Livre Zona 02 Avenida Vereador Primo Monteschio das 07:00 às 12:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Livre Zona 07 Rua Mandaguari das 07:00 às 11:30
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira do Produtor Zona 07 Avenida Prudente de Moraes – Willie Davids das 07:00 às 10:00
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feira Livre Parque Itaipú Avenida Maurício Mariane das 07:00 às 11:00

Veja o mapa:

Exibir mapa ampliado


Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá

Caso não saiba chegar ao local,pergunte-me.


Acesse o portal dos lanches de Maringá
www.dotosao.com